guerraespiritual

Personalidades e Figuras Públicas

Use um leitor de QR code ou acesse https://pwa.app.vc/guerraespiritual pelo celular

Enquanto trabalhamos, comemos, estudamos ou oramos, uma batalha é travada no mundo espiritual: são os demônios contra a Igreja de Jesus Cristo.
Engana-se quem acha que a guerra confronta o inferno e as forças celestes. É na igreja que ela é travada, pois Satanás tenta, a todo o momento, tirar os crentes do caminho correto.
É, também, um conflito espiritual na alma do crente, que envolve todo o seu ser:
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro: para que não façais o que quereis. Gálatas 5.17
Há pessoas e igrejas que não acreditam em guerra espiritual. Para elas, esta será travada no fim dos tempos, prevista no Apocalipse.
Mas, o Apóstolo Paulo fala em “luta”, “milícia” e “guerra”, pois a igreja tem o poder de destronar o Diabo de uma rua, bairro ou cidade.
Há uma diferença entre batalha e guerra.
A batalha é um combate com um propósito específico, em um período ou época.
Batalha espiritual é um tema bíblico que pode ser visto por dois ângulos ou perspectivas diferentes: em nível pessoal, isto é, a luta do diabo contra o cristão, procurando enfraquecer ou derrotá-lo através da tentação e opressão e em nível territorial, procurando dominar determinadas regiões de uma cidade, país ou continente através de poderes ou autoridades espirituais.
Muitos cristãos mantêm distância do tema de batalha espiritual por causa de práticas que são mais esotéricas que bíblicas. Por desconhecerem princípios bíblicos, em vez de usarem as armas espirituais ou as estratégias de Deus, alguns grupos têm entrado no terreno do esoterismo, tentando neutralizar as forças do mal com elementos aos quais atribuem poderes especiais ou com métodos trazidos de fontes erradas.
A guerra é um conjunto de batalhas, com o propósito de tomada de nações, continentes, estados, etc.
No mundo espiritual, entendemos que a guerra existe desde a fundação do mundo, e acabará no final dos tempos, quando Satanás for totalmente aprisionado, com todos os seus demônios.
Enquanto isso, as batalhas espirituais se levantam, em todo o tempo.
Combate é a atitude de fazer guerra contra. Quando estamos envolvidos na oração há um aumento de combate. Quando oramos qualquer tipo de oração, num certo sentido, estamos fazendo guerra contra Satanás.
A REALIDADE DO CONFLITO ESPIRITUAL
Cada crente está envolvido num conflito espiritual, quer queira, quer não queira.
Não é uma escolha. Os problemas que enfrentamos são gerados por forças satânicas - principados e potestades, governantes do reino das trevas.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6.12
Somos seres espirituais e nossa vitória é ganha, antes de tudo, no reino do espírito.
Jesus nos deu a autoridade de LIGAR E DESLIGAR.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Mateus 18.18
CONHECENDO NOSSO INIMIGO
Satanás é uma pessoa real e não apenas um conceito do mal.
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Jó 1.6
Ele é referido com pronomes pessoais, como um ser vivo.
E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. Lucas 11.18
Ele tem um reino; ele conversa.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4.7-9
Move-se por todo o lugar.
O que semeia, semeia a palavra. E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. Marcos 4.14-15
Ele tem corpo.
E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3.1,2
Satanás tem objetivos reais.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6.11
A palavra “ciladas” vem de uma palavra grega que dá origem à nossa palavra “métodos”. Ele tem métodos de destruição da igreja.
Ele se aproxima com muita sutileza. Ele vem secretamente, envia poder demoníaco para nos influenciar a sair do caminho. Mas quando nos ignoramos seus objetivos, na autoridade de Jesus, desmascaramos seus planos.
Quais os objetivos de Satanás?
Procura causar dúvida e incredulidade (Gênesis 3.4,5);
Confusão (Lucas 22.31; II Coríntios 12.7);
Divisão e contenda (I Coríntios 3.1-4);
Tentação (I Coríntios 7.5; I Tessalonicenses 3.4,5);
Erro doutrinário (II Coríntios 11.14,15; I Timóteo 4.1);
Dificuldades (Lucas 13.16; I Tessalonicenses 2.18);
Mente dúbia (II Coríntios 11.2,3).

CONHECENDO O EXÉRCITO ORGANIZADO DE SATANÁS
Satanás tem um exército muito bem organizado.
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10.12-13
Tem soldados reais, líderes bem treinados, jurisdições estabelecidas e poder real.
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.
II Tessalonicenses 2.9
Satanás é real, mas temos poder sobre ele. Podemos falar diretamente, em voz alta e com autoridade.

CONHECENDO NOSSO ARMAMENTO
Armamento são todas as armas tomadas coletivamente. Qualquer instrumento de combate ou qualquer meio usado para conseguir vantagem sobre outro.
A Palavra de Deus é a Espada do Espírito. Esta é a arma ofensiva usada por Jesus contra Satanás e é pela mesma arma que alcançamos a vitória.
Use a Palavra como arma de combate espiritual. Efésios 6 descreve a armadura que Deus nos deu para a nossa proteção. São várias peças.
Mas há uma única arma ofensiva e esta é a infalível Palavra de Deus, espada de dois gumes. Essa foi a arma usada por Jesus e deverá ser usada por nós.
A Espada do Espírito é arma temida por Satanás. Todo o poder de Deus está por trás da Sua Palavra e Satanás foge dela.
A Palavra em nossos lábios, diante do inimigo, nos garantirá a vitória.
Uma confissão vitoriosa proclama derrota a Satanás:
Estou pronto para qualquer coisa e equipado para tudo, através de Cristo que me infunde força interior, isto é, eu sou todo suficiente na suficiência de Cristo.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4.13
As nossas armas de guerra
a. Arma de defesa – O sangue de Jesus – Hb 9.18-22; Ex 12.23; I Jo 1.7
b. Arma de ataque – O nome de Jesus – Mc 16.17-18; Lc 10.19; Jo 14.14
c. Arma de apoio – Os anjos de Deus – Sl 34.7; Sl 91.11; Hb 1.13-14
d. Arma estratégica – Unção com óleo – Is 10.27; Mc 6.13; Tg 1.14
e. Armadura de Deus – Ef 6.13-17
Chave principal:
Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Efésios 6.10
I. Capacete da salvação – Para proteger a mente, onde está o livre arbítrio.
II. Couraça da justiça – feita com o sangue de Jesus , que nos justifica e protege as nossas emoções.
III. Calçado com a preparação do Evangelho da Paz – Is 52.7
IV. Escudo da Fé – Sl 5.12; 7.10; 18.2; 18.30; 28.7; 84.11; 89.18; 91.4; 115.9
V. Espada do Espírito – Lc 4.1-13; Hb 4.12; Ap 1.16; Ap 19.15
VI. O cinto da verdade – Pv 6.16-19; Cl 3.9; Jo 8.44; Ef 4.25.

A INTERCESSÃO PODE SER DEFINIDA COMO UM COMBATE ESPIRITUAL
A oração tem terríveis inimigos no reino das trevas, mas Deus nos deu os recursos inesgotáveis da Sua graça para nos conduzir em triunfo.
Daniel 10.2-21 revela o conflito espiritual para impedir a resposta às nossas orações.
Efésios 6.10-18 deixa claro que a oração tem seu lado de batalha, mas...
II Coríntios 10.4, 5 revela-nos que temos armas, da parte de Deus, para vencer essa batalha.
A oração é um campo de batalha. O tempo gasto em oração não esgota nossos recursos, mas torna-os efetivos.
Disso fala Efésios 6.10-18. “Fortalecei-vos no Senhor” quer dizer “Adquira força espiritual”. Temos a obrigação de nos preparar para o combate.
Precisamos entender tudo quanto pudermos sobre o inimigo. Nenhum general vai à batalha sem conhecer as estratégias do seu inimigo.
Seja forte no Senhor.
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Efésios 6.10
Esteja especificamente informado das maquinações inimigas.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6.12
Esteja propriamente vestido.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6.11
Revestir-se com a armadura de Deus está relacionado com o “orando em todo tempo”.
Seja um intercessor que lança mão da intercessão sobrenatural.
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6.18

A REALIDADE DA VITÓRIA EM CRISTO
Jesus despojou as potestades de sua autoridade.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
Colossenses 2.15
Somos conduzidos em triunfo. Não somos chamados a ganhar uma vitória, mas a celebrar a vitória alcançada por Cristo em nosso lugar.

FINALMENTE!
A oração em línguas é uma chave de guerra.
O Nome de Jesus é a chave que abre os tesouros do céu e fecha os portões do inferno.

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.

Denunciar este App Suporte